sexta-feira, 6 de abril de 2012

OS/2 versus (?) Windows 95


A menos que você tenha ficado com a sua cabeça enterrada na areia no último ano (1994), sem dúvida deve ter ouvido a retórica: a Microsoft deseja o seu investimento em PCs e a IBM também. Ambas estão em campo com sistemas operacionais de 32 bits, projetados para levar os PCs da sua organização para o mundo da computação com sistemas operacionais de 32 bits.
A solução da Microsoft é baseada no seu popular ambiente operacional Windows 3.11. A da IBM - OS/2 Warp - é a terceira maior versão do OS/2, um sistema operacional testado e comprovado, com robustez, de 32 bits. E, é claro, ambos os desenvolvedores estão fazendo o melhor para descrever a solução da “outra parte” como inferior.
Em um mundo perfeito, uma simples comparação frente a frente silenciaria tal retórica. O produto que tivesse o melhor conjunto no geral venceria e qualquer pessoa com metade de um cérebro mudaria para o produto superior.
Infelizmente, tal comparação é atualmente impossível para a maioria dos usuários de microcomputadores, uma vez que, apesar de toda a publicidade exagerada, apenas um desses produtos - o OS/2 Warp - está realmente pronto e disponível para quem deseja realmente utilizá-lo. No momento da redação desse artigo, o Windows 95 ainda estava na versão beta com promessa de liberação para Agosto. (Agosto de 1995)
Felizmente, parte suficiente da arquitetura do Windows 95 foi tornada pública para permitir ao menos um exame preliminar do seu projeto. E em uma análise mais detalhada, o produto Windows da próxima geração da Microsoft não se parece muito com um competidor para a coroa dos microcomputadores de 32 bits - que atualmente fica com o OS/2 Warp por default. De fato, o Windows 95 parece um substituto temporário, planejado para diminuir a ira dos usuários atuais do Windows, até que o hardware e o software alcancem os ávidos por recursos Windows NT.
Para combater as limitações inerentes ao Windows 95, parece que a Microsoft deseja que os usuários adquiram novos aplicativos de 32 bits. O que levanta um ponto interessante: o maior apelo do Windows 3.x foi que os usuários poderiam manter seus “antigos e confiáveis” aplicativos DOS. O DOS - e os aplicativos baseados no DOS - estão por aí há 12 anos. Todos irão desejar, repentinamente, essa derrota?
Provavelmente não. O que é um ponto importante em favor do OS/2; ele permite que os usuários aproveitem os benefícios de um sistema operacional de 32 bits com robustez, sem desistir dos seus aplicativos favoritos do DOS. Com o Windows 95, você precisará comprar aplicativos Windows de 32 bits para explorar benefícios similares.

Publicado por: Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário