Interface Gráfica
O Desktop do OS/2 recebe o nome de Workplace Shell. A Workplace Shell foi a primeira interface gráfica totalmente orientada a objetos do mercado (seguida quase ao mesmo tempo pelo Unix Nextstep de Steve Jobs). A WPS funciona usando o CORBA e OMG o que permite uma consistência de objetos inclusive ao longo da rede.
A interface é composta de janelas e menus e agrupa os programas por pastas e categorias como nas interfaces modernas.
O OS/2 passou a explorar a tecnologia de orientação a objeto a partir da sua 2° versão, lançada em 1992. Dentro de seu Desktop, o uso do recurso “drag-and-drop” é possível em todos os pontos da tela, qualquer ação sobre o ícone reflete no objeto. Portanto se um ícone é arrastado para impressora ele é impresso, se arrastado para o triturador ele é triturado, se arrastado para fax ele é enviado, etc.
Os ícones “sombra” (semelhantes aos atalhos do Windows, mas muito mais consistentes) são criados para representar determinado objeto e seu conteúdo, qualquer ação sobre ele reflete no original. E ainda se o objeto original for movido de pasta, o ícone sombra está ligado a ele, sem perder caminho como os atalhos do Windows, eles se mantêm mesmo que sejam movidos entre diretórios, discos locais ou até mesmo máquinas em rede, caso o original seja apagado todas as suas sombras são automaticamente apagadas com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário