terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


             Uma breve história do OS/2

     
   Desde o início da era PC, a Microsoft e a IBM vinham trabalhando juntas no desenvolvimento do OS/2 e do Windows (pois eram um único sistema operacional mas com versões distintas), Mas, em 1990, a IBM e a Microsoft se desentenderam e cada uma ficou com uma parte do trabalho feito, com o qual tentaram tomar a liderança do mercado de sistemas operacionais.
    
     Alguns brincam que a IBM ficou com a parte que funciona e a Microsoft com o resto, mas a verdade é que apesar de o OS/2 da IBM ser tecnicamente superior ao Windows 95, tanto que o OS/2 também foi o primeiro dos dois a implementar TCP/IP e ter uma versão em 32 bits, porém foi o sistema das janelas quem levou a melhor, pois era mais fácil de usar e contava com a familiaridade dos usuários com o Windows 3.1, enquanto a IBM derrapava numa combinação de falta de investimento, falta de apoio aos desenvolvedores e falta de marketing.
    
                                 



      Inicialmente, o OS/2 era incompatível com os softwares desenvolvidos para o Windows, o que era um grande empecilho, já que o Windows era muito mais popular entre os desenvolvedores. Depois de muita negociação, a IBM conseguiu um acordo com a Microsoft, que permitia que o OS/2 executasse o Windows 3.11 dentro de uma máquina virtual, oferecendo compatibilidade com seus programas. Entretanto, o tiro acabou saindo pela culatra, pois desestimulou ainda mais o desenvolvimento de aplicativos nativos para o OS/2, fazendo com que ele acabasse concorrendo (em desvantagem) com o Windows em seu próprio território. Rodar programas Windows dentro do OS/2 era muito mais problemático e o desempenho era inferior, fazendo com que mais e mais usuários preferissem usar o Windows diretamente.
  
    Em 1997 o sistema sai das prateleiras convencionais e muda de foco: é vendido apenas como pacote de soluções para empresas. Mesmo assim o sistema segue vendendo pouco, principalmente pela falta de suporte especializado. A partir de 1998 o OS/2 cai no ostracismo geral e é esquecido pelo mercado também pela chegada do novo boom em sistemas operativos: o Linux. Estima-se que ele esteja operacional em 800.000 máquinas à volta do mundo. Em 2001 a IBM autorizou a Serenity Systems a vender e distribuir uma versão atualizada do Warp 4.0 para utilizadores finais e estudantes. Essa versão customizada chama-se eComStation.
     
     Em Julho de 2005 a IBM anunciou a descontinuidade do OS/2.






Postado por Hyago

Nenhum comentário:

Postar um comentário